Dentes do Siso
Saiba quando remove-los.
Os terceiros molares (dentes do siso) muitas vezes se apresentam na cavidade oral entre os 17 e 25 anos, e em algumas vezes surgem em posições anômalas, o que dificultam a sua erupção, podendo estar inclusos (dentro do osso) e/ou impactados (impossibilitados de erupcionar devido a algum obstáculo).
Isto pode ocorrer devido a algumas situações do próprio desenvolvimento dos maxilares, como a falta de espaço, sendo esta a principal causa deste tipo de problema, em virtude do menor desenvolvimento dos maxilares, provocado até mesmo pela evolução de nossa dieta, cada vez mais pastosa. Este tipo de problema só pode ser identificado pelo cirurgião-dentista, através do exame odontológico rotineiro e de radiografias (geralmente panorâmicas), e a época mais comum de se aparecer algum problema relacionado ao dente do siso é por volta dos 17 anos de idade, quando ocorre o final do desenvolvimento das arcadas dentárias.
Em alguns casos é indicada a sua remoção devido ao tratamento ortodôntico (aparelhos de correção das arcadas dentárias), pela falta de espaço nos maxilares e demais problemas, como reabsorções das raízes de dentes próximos ao dente do siso e lesões císticas dentro do osso maxilar.
Apesar dos terceiros molares inclusos ou retidos não causarem nenhum transtorno aparente ao paciente (como dor) por muitos anos, uma serie de problemas podem estar diretamente relacionados com a sua presença, provocando em ordem decrescente de frequência, apinhamentos dentais (dentes anteriores desalinhados), pericoronite (infecção local devido à dificuldade de higienização, com dor aguda
e dificuldade de abertura da boca devido à inflamação local aguda), cisto dentígero (cisto dentro do osso, provocado pela presença do dente do siso retido no osso) até dificultar a mastigação e a alimentação, deixando o paciente debilitado e afetando a sua saúde geral.
Todos precisam extrair os Dentes do SISO.
Mito: Nem todos, pois alguns têm uma mandíbula grande que abriga os quatro dentes “extras” sem causar nenhum problema dentário, como alterações na mordida, dificuldade de escovação e outros.
Não existe idade ideal para extrair o SISO.
Mito: Existe sim. O ideal, segundo especialistas, é que o dente seja retirado antes dos 30 anos. Torezan comenta que depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. Deixar para extrair mais tarde, segundo o cirurgião buco-maxilo-facial Alessandro Silva, pode causar outras complicações, já que o dente pode infeccionar mesmo não tendo despontado na gengiva. “Deixar para tirar aos 50 anos, quando há risco de ter desenvolvido alguma outra doença, como pressão alta, não é bom, porque essas outras doenças podem atrapalhar uma cirurgia”, explica.
A cirurgia de extração do dente dói muito.
Mito: Com a anestesia, as fibras nervosas por onde passa a dor estão bloqueadas, explica Silva. Ou seja, a dor existe, mas o paciente não sente. O problema, segundo o cirurgião, é quando o efeito da anestesia passa, depois da cirurgia, pois todos os estímulos passam de uma vez, e a pessoa sente uma dor muito forte. Para prevenir isso, ele já receita um analgésico antes da cirurgia. Assim, quando a anestesia for embora, o paciente já estará sob o efeito do remédio.
O pós-operatório é dolorido.
Parcialmente verdade: Segundo especialistas, um bom pós-operatório depende da forma em que o dente for extraído. Com um cirurgião habilidoso, as dores depois a cirurgia reduzem bastante e tanto a cirurgia como a recuperação são mais rápidas. “Estimulo os pacientes a até irem trabalhar no dia seguinte”, explica Alessandro. Ele, no entanto, tem consciência de que não sentir dor depois de um procedimento do tipo não é privilégio de todos, e explica que normalmente se aguarda de dois a três dias para voltar às atividades normais. As recomendações são não fazer exercícios físicos por alguns dias, por risco de sangramento, e evitar alimentos quentes e consistentes nas primeiras 48 horas.
A cirurgia demora muito.
Mito: Depende também da habilidade de quem está operando. Alguns podem demorar até cinco horas para extrair os quatro dentes. Outros cirurgiões demoram 45 minutos para fazer o mesmo procedimento.
Não é preciso esperar os dentes nascerem para extrai-los.
Verdade: Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião buco-maxilo saberão dizer, por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou é hora de extrair.