Lentes de Contato
O que é a lente de contato dental?
As lentes de contato são trabalhos estéticos onde se cobre apenas a frente do dente, chamada região vestibular. Atualmente, o material utilizado é o dissilicato de lítio, muito mais resistente que as porcelanas tradicionais e por ser mais resistente, essa técnica pode ser feito em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, que receberam o nome de lentes de contato.
Um dos grandes avanços que ocorreu nas lentes de contato, além do material em si, foram os produtos para colagem das mesmas. Os agentes de união entre dente e o dissilicato de lítio (lentes de contato dental) são extremamente eficientes, o que dá muita segurança aos profissionais e pacientes.
Dentes que necessitem de uma alteração muito grande em relação a cor ou posicionamento precisam receber desgaste um pouco maior no dente antes de realizar o procedimento.
Indicação para o uso das lentes de contato dental
As lentes de contato dentais são indicadas para pacientes que têm dentes com:
- formato inadequado
- cor indesejada
- tamanho irregular ou para correção da posição dos dentes.
Ou seja, as lentes são indicadas para quase todas as necessidades de alteração da estética dos dentes, com a grande vantagem que o desgaste é leve ou até mesmo desnecessário e apenas na parte da frente (região vestibular) do dente.
O que preciso saber antes de optar pelo procedimento?
É muito importante ressaltar, que apesar da maioria dos artigos sobre lentes de contato voltados ao público leigo afirmarem que não existe necessidade de qualquer tipo de desgaste do dente ou que existe um desgaste minimamente invasivo, a ausência de algum desgaste nos dentes é na verdade a minoria dos casos.
Apesar de as lentes de contato serem extremamente finas, se for acrescentado algo na frente de dentes bem posicionados sem realizar nenhum desgaste, em minha opinião, corremos o risco de ficar com o lábio à frente e uma impressão de que os dentes “saltaram”. Na boca, qualquer diferença de milímetro passa a sensação de uma diferença enorme.
O desgaste pode ser realmente leve, ele é realizado apenas na parte da frente do dente, mas depois de realizado, não tem volta. Os resultados são fantásticos, os pacientes ficam extremamente satisfeitos.